• Blog / Técnico em Saúde Bucal / Conheça as diferenças entre TSB e ASB
Autor: Unifep - Data: 13/01/2020
O curso Técnico em Saúde Bucal e o Auxiliar em Saúde Bucal são cursos que têm como objetivo formar profissionais que estarão aptos a trabalhar na área odontológica utilizando o aprendizado teórico e prático para proteger, prevenir e reabilitar pacientes junto do cirurgião-dentista.
Algo que é muito comum de acontecer com aqueles que estão em busca do seu lugar na odontologia é a confusão entre esses dois cursos e como é cada uma das atuações dos profissionais dessas áreas.
Pensando em ajudar a tirar essas dúvidas, preparamos esse texto que explica com detalhes as diferenças entre TSB e ASB. Confira:
Diferenças na atuação do TSB e ASB
A primeira diferença começa logo na formação dessas profissões. O curso ASB é de formação enquanto o TSB é técnico. Essa diferença faz com que o curso TSB seja mais longo e tenha maiores requisitos para serem cumpridos com o Ministério da Educação.
O curso TSB exige um mínimo de 1200 horas em sua carga horário, o que dá por volta de um ano e meio. O ASB é mais curto e sua carga horária mínima é de 300 horas. Importante lembrar que a carga horária também depende da instituição que oferece os cursos.
Em relação às atividades desempenhadas, o Auxiliar em Saúde Bucal possui obrigações que vão além do contato com o paciente como organização de fichas, cadastros de pacientes. O ASB é responsável por coletar informações prévias, separar os materiais que serão utilizados durante o atendimento.
O Técnico em Saúde Bucal possui maior liberdade para atuar junto do paciente e realizar pequenos procedimentos como a remoção do biofilme, realizar fotografias, realizar a limpeza e antissepsia do campo operatório e até ser o responsável pelo treinamentos dos Auxiliares em Saúde Bucal.
Salários
Como são profissões diferentes, nada mais natural que também exista uma diferença nas suas remunerações.
Devido a formação em Técnico em Saúde Bucal ser mais longa e a rotina de trabalho envolver riscos biológicos, a remuneração do técnico costuma ser maior que a do auxiliar, por volta de R$200,00 a R$500,00 a mais.
Apesar desse aspecto, o auxiliar em saúde bucal consegue desenvolver seu caminho dentro da carreira e aumentar o salário com o tempo. Um profissional que se dedica e está sempre atento às necessidades do consultório consegue alcançar o seu reconhecimento.
Semelhanças entre as profissões
Apesar das diferenças na formação, salário e atuação, as profissões Técnico em Saúde Bucal e Auxiliar em Saúde Bucal compartilham algumas semelhanças entre si.
As duas carreiras exigem que os profissionais estejam registrados no Conselho Federal de Odontologia e no Conselho Regional de Odontologia. Caso o registro não seja realizado, a atuação estará irregular, o que pode trazer diversos problemas como multas e até mesmo a cassação do direito de exercer a profissão.
Outro ponto que as duas carreiras têm em comum é a necessidade de estar sempre sob supervisão do cirurgião-dentista.
Ajuda na hora de escolher o seu caminho
Agora que você já conhece as diferenças entre TSB e ASB e já deu para entender melhor quais serão as atividades desempenhadas, salário e cursos necessários, é hora de escolher.
Se você se identifica com a área odontológica, mas não gostaria de ter que lidar diretamente com o paciente, a carreira de Auxiliar em Saúde Bucal é um bom caminho para se escolher.
Se a vontade for estar mais presente durante os procedimentos, se tornar Técnico em Saúde Bucal trará satisfação profissional para os que têm esse objetivo.
Ambas as profissões exigem responsabilidade, ética e muita atenção com cada paciente. Por isso é importante escolher um curso preparatório de qualidade.
Aqui na Unifep, oferecemos os dois cursos. Eles vão proporcionar todo o conhecimento que você precisa para iniciar sua carreira na odontologia. Conheça os cursos: Técnico em Saúde Bucal e Auxiliar em Saúde Bucal.